sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

1 post. Vegetarianismo, uma opção a considerar?

Olá sonhadores da galáxia!



Já alguma vez pensaram em deixar de lado qualquer tipo de carne, bem como alimentos ou produtos derivados? Eu já...
"O vegetarianismo é uma opção alimentar que proporciona uma forma muito agradável de se alcançar uma saúde plena." (fonte: http://www.avp.org.pt/)
Apesar de nunca ter tido nenhum contacto físico com este tipo de alimentação, nem por um curto período de tempo, é algo que me atrai muito a atenção.
Não sou uma pessoa muito apegada à comida, nem com grandes preferências, por isso penso que seria mais um motivo e uma forma fácil de adquirir novos hábitos alimentares.
Psicologicamente preocupo-me muito com tudo aquilo que possa ser benéfico ou não para o meu futuro e penso que alimentação saudável é um dos pontos importantes, para me sentir bem comigo mesma e ter uma vida mais plena e apoiada no ideal do "carpe diem".
Já fiz algumas pesquisas nesta área, nomeadamente os alimentos certos, os aspetos positivos e negativos de uma alimentação assim e numa opinião pessoal formada acho que todos os aspetos positivos conseguem combater os negativos. 
Aspetos positivos: "As pessoas que não comem carne são frequentemente mais saudáveis do que aquelas que a consomem. De acordo com a APMP (Associação Portuguesa de Medicina Preventiva), o risco médio de doenças cardiovasculares de um homem que come carne, ovos e produtos lácteos é de 45%, e de 15% para um homem que se abstém de comer carne. Contudo, o risco para um vegetariano que se abstém de carne, ovos e produtos lácteos é de somente 4%. O risco de cancro da próstata, mama e cólon é 3 a 4 vezes mais elevado em pessoas que consomem carne, ovos e produtos lácteos, quando comparados com os que ingerem com moderação ou não os consomem. Além disso, as mulheres vegetarianas têm ossos mais fortes e menos fracturas, e perdem menos massa óssea com a idade. Uma alimentação vegetariana equilibrada é normalmente mais pobre em colesterol e gorduras saturadas" (fonte: http://www.avp.org.pt/)
Aspetos negativos: Quando a alimentação vegetariana não é bem planeada  pode ocorrer risco de insuficiência de alguns nutrientes como vitamina B12, vitamina D, ferro, zinco e cálcio. (fonte: http://bemtefiz.com.br/sustentabilidade/aspectos-positivos-e-negativos-da-dieta-vegetariana/)
Alimentos próprios de uma alimentação vegetariana: 
Soja: Alimento rico em proteínas, contendo todos os aminoácidos essenciais. A soja é comercializada sob diferentes formas (feijão, grânulos grossos ou mais pequenos, farinha e rebentos de soja), assumindo-se como um alimento valioso e muito versátil, constituindo, em muitos contextos, a base da cozinha vegetarina.

Tofu: Conhecido também por "queijo de soja", constitui uma importante fonte de proteínas, sais minerais e vitaminas. Apresenta textura aveludada e sabor agradável, podendo surgir como prato principal ou coadjuvar sobremesas, maioneses e molhos.

Seitan : Tem por base o glúten de trigo, e é conhecido como "carne vegetal". Apresenta alto valor proteico, a par de um sabor neutro, podendo ser consumido em bifes, assados ou empadas.

Leguminosas: Com o intuito de obter refeições equilibradas e completas, as leguminosas devem ser associadas a cereais integrais. Feijão, favas, ervilhas secas, grão e lentilhas são leguminosas ricas em proteínas, fibras e minerais (ferro, magnésio, cálcio e fósforo).

Cereais integrais: Os cereais integrais são recomendados pela riqueza em nutrientes essencias como as proteínas, fibras e minerais. Arroz, massas e pão devem ser de natureza integral, preferencialmente, bem como farinhas, flocos de trigo, aveia, centeio ou cevada que possam constar da lista de ingredientes necessários à confecção de uma refeição.
(Fonte:http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/nutrition/1829954-alimentos-vegetarianos-essenciais/)

- São vegetarianos? Arriscariam a ser? O que acham destes hábitos alimentares? 


4 comentários:

  1. Na vida tudo precisa de um balanço, um equilibrio e o corpo humano tambem assim o é. Para que seja realmente saudável necessita de possuir um equilibrio. A partir do momento em que cortamos do nosso corpo um dos nutrientes mais importantes que é o ferro, o corpo acabará por perder o equilibrio. Uma pessoa que por exemplo adora fazer desporto, como eu, seria impensavel retir ao organismo uma fonte de energia como a carne, porque mais tarde ou mais cedo o corpo acabaria por começar a falhar e por mais que exista o tofu ou seitan, nao podem jamais ser substituidos pela carne...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Ana e no teu caso, que praticas desporto, percebo perfeitamente que seja impensável abdicares do consumo da carne...mas tal e qual como tu disseste "na vida tudo precisa de um balanço...e o corpo também" e na generalidade a nossa sociedade conso-me muita carne (até mais do que peixe) e isso também não é saudável de todo...E as verduras são muito mais saudáveis, penso eu. Mas percebo a questão do "equilibrio". No entanto tenha a curiosidade de experimentar, nem que fosse num curto espaço de tempo para ver como me sentiria...

      Eliminar
  2. Já pensei sim, mas na prática não conseguiria.

    ResponderEliminar